A Prefeitura de Guarani de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem se esforçado para atender a população no que se refere a custeio de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos.

Só nesta primeira quinzena de 2023, nove (09) guaranienses tiveram custeado pelo município o transporte, exames, consulta, medicação, alimentação e a cirurgia de catarata.

O procedimento realizado no Hospital Coração de Jesus custou R$ 13.500,00 e foi integralmente custeado pela Prefeitura de Guarani de Goiás.

A secretária de saúde Geysa, destacou a importância dessa ação para a população carente.

“Essas pessoas muitas vezes se encontram em diversas adversidades e vulnerabilidades sociais, e o nosso gestor teve o cuidado de olhar para esses cidadãos, que, muitas vezes não têm recursos necessários para pagar pelo procedimento. Estamos fazendo a nossa parte”, concluiu a secretária.

“Vale salientar que, com recursos próprios estamos resgatando a visão dos nossos irmãos guaranienses, e mesmo diante da dificuldade financeira, fazendo o possível para garantir uma saúde melhor no nosso município”, ressaltou o prefeito Janézio.

A cirurgia é o único tratamento para catarata. Feita com anestesia local, consiste na substituição do cristalino opaco pelo implante de uma lente intraocular que é injetada no olho através de um corte de 2 mm na borda da íris, porção colorida do olho. O procedimento é realizado em um olho e depois no outro. A recuperação é rápida, mas requer alguns cuidados como não coçar ou esfregar os olhos, nada de atividades físicas, ou carregar pesos até a liberação do oftalmologista, cuidado com a posição de dormir nos primeiros dias da cirurgia, no verão evitar piscina, e a correta aplicação de colírio.