10 set
MP-GO realiza em Posse o 1º Workshop do Projeto Viva Acessibilidade

O Ministério Público do Estado de Goiás, realizou na tarde da terça-feira(10) de setembro, no Plenário Josefa Barbosa Valente, da Câmara Municipal de Posse-GO, o Primeiro workshop do projeto Viva Acessibilidade!

Na ocasião, se fazia presente o Prefeito Municipal de Posse-José Gouveia de Araujo, o Prefeito de Guarani de Goiás- Volnei José Momoli, o Secretário Municipal de Administração-Armando Ayres, o Vereador Zilmar Alves, e demais representantes do seguimento organizado da sociedade.

O Promotor de Justiça da comarca de Posse, Dr. João Paulo, abriu os trabalhos, enfatizando sobre a importância do tema, razão pela qual solicitou a realização do workshop, por sentir a necessidade do município se adequar a Lei da Acessibilidade, de nº 5.296, foi publicado em dezembro de 2004, com o prazo para adequação até 2007. E até hoje a norma não é cumprida em sua integridade.

Na sequencia, o Promotor apresentou sua colega de trabalho, a Promotora de Justiça -Dra. Melissa Sanches Ita, Coordenadora de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e do Cidadão(CAODHC), e o Eng.º Civil- Sergio Botassi dos Santos, Perito em Engenharia do MP-GO.

Segundo a Coordenadora Melissa, a intenção do projeto é a de ampliar o conceito de acessibilidade, através da comunidade e dos representantes do poder público, para que a questão possa ser trabalhada de forma adequada. "Pretendemos ter um olhar à frente, que contemple mudanças necessárias para garantir a acessibilidade. Isso, sem deixar de olhar atrás e perceber que é preciso fazer adaptações, com a conscientização de que a acessibilidade precisa ser construída com a contribuição da sociedade. Leis nós temos, mas somente os mecanismos legais não mudam a realidade". Enfatizando Melissa, que o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, segundo o ultimocenso do IBGE. Isso representa cerca de 24% da população brasileira.

O Eng.º Sergio, apresentou uma visão geral sobre acessibilidade, a partir do conceito do termo, esclarecendo também quais as principais barreiras para a mobilidade das pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Entre os obstáculos encontrados, ele citou as barreiras nas edificações(portas estreitas), urbanísticas (escadas), nos transportes (ônibus não adaptados), nas comunicações (orelhões muito altos) e atitudinais(preconceito com  o diferente), apontando diversos exemplos.

O encerramento se deu, após a exibição de um pequeno filme de superação, onde os apresentadores do "Esporte Espetacular", da Rede Globo de Televisão, entrevistam  Fernando Fernandes, ex- BBB, que após um acidente automobilístico ficou paraplégico, e se tornou um super –atleta, em varias modalidades esportivas. O exemplo, emocionou a todos, como uma lição de vida de que a história nos ensina que as crises normalmente enfraquecem os fracos e fortalecem os fortes.

Fotos do evento

Fonte: Prefeitura Municipal de Posse-GO
Texto e fotos: Ivan Carlos Brasileiro (Comunicação da Prefeitura Municipal de Posse-GO)